quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mistérios Egípcios

Eu continuei pesquisando sobre os mistérios egípcios e, acreditem, o material é muito vasto. Então, resolvi encerrar citando os que mais me chamaram a atenção em uma única postagem.


 O inglês Christopher Dunn, engenheiro perito em tratamento e perfuramento de pedras, diz que pela sua experiência é impossível se talhar um tipo de rocha tão dura como desta estátua sem o uso de máquinas de alta tecnologia, mesmo hoje em dia um trabalho como esse seria muito difícil e caro. Esta estátua foi feita em diorita que é uma das rochas mais duras e resistentes existentes em nosso planeta.
 Observar a riqueza de detalhes nesta obra e lembrar do quê se dispunha de material e ferramentário para confeccioná-la estimula a imaginação de qualquer um, não é mesmo?

 A maioria dos egiptólogos acredita que a Grande Esfinge do platô de Gizé tem cerca de 4.500 anos de idade, mas Robert Bauval (sim, o mesmo autor citado na postagem anterior) diz em “The Age of the Sphinx” (A Idade da Esfinge), “não há nenhuma inscrição - nem ao menos uma - seja entalhada em uma parede ou pilar ou escrito nos amontoados de papiros” que associe a Esfinge a esse período de tempo. John Anthony West, egiptólogo independente, desafiou a idade aceita do monumento quando notou a erosão vertical em sua base, que somente poderia ter sido causada por uma longa exposição a água em forma de chuvas fortes. No meio do deserto? De onde a água vinha? O que acontece é que, segundo publicações astronômicas, esta área do mundo já experienciou tais chuvas - cerca de 10.500 anos atrás! Isso faria com que a Esfinge tivesse o dobro da atual idade aceita, antecedendo a Civilização Egípcia. Os egiptologistas salientaram que os egípcios teriam notado aquele formato de gato, e só depois teriam entalhado os detalhes da cabeça.



Vou me despedir dos mistérios com a imagem que segue e a pergunta:

Como será que os egípcios fizeram para colocar esta tampa de granito puro, pesando aproximadamente 100 toneladas, sobre este sarcófago localizado em Serapeum, Saqqara?