sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Antigo Egito

Foto cortesia: www.franklin.ma.us

Antigo Egito é a expressão que define a civilização da Antiguidade que se desenvolveu no canto nordeste do continente africano, onde atualmente localiza-se o país Egito. A nação do antigo Egito tinha como fronteira a norte o Mar Mediterrâneo, a oeste o deserto da Líbia, a leste o deserto da Arábia e a sul a primeira catarata do rio Nilo.
A história do Antigo Egito inicia-se em cerca de 3.200 a.C. quando Narmer unificou os dois reinos então existentes: o do Alto Egito e do Baixo Egito. Coroado como rei dessa união, ele foi o primeiro dos reis que, durante 30 disnatias (segundo o esquema estabelecido no século III a.C. por Maneton) no curso de três milênios, reinaram no Egito até 333 a.C. Porém, a história do Antigo Egito termina em 30 a.C. quando o Egito, já então sob dominação estrangeira, se transformou numa província do Império Romano, após a derrota da rainha Cleópatra VII na Batalha de Ácio. Durante a sua longa história o Egito conheceria três grandes períodos marcados pela estabilidade política, prosperidade econômica e florescimento artístico, intercalados por três períodos de decadência.
A civilização egípcia foi umas das primeiras grandes civilizações da Humanidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactos com o estrangeiro tenha sido também uma realidade.

Nenhum comentário: