sábado, 22 de novembro de 2008

Animais Sagrados

Ápis foi retrato com um círculo solar entre os chifres e uma serpente sobre a cabeça
Ápis era originalmente considerado a encarnação do Deus Ptah, o Criador do Universo e mestre do destino, mas esta foi uma associação menos conhecida. Depois, Apís tornou-se largamente conhecido como a encarnação de Osíris, deus de embalsamentos e cemitérios, quando o próprio Ptah enfrentou um funeral característico, tornou-se associado com Osíris.

Benu era um animal mitológico parecido com uma garça real e o seu culto estava centrado em Heliópolis deixando pouquíssimos registros. Esta ave foi associada ao sol e era um dos símbolos do renascimento. Seu aparecimento era motivo de grandiosas comemorações em todo o Egito, pois representava o nascimento de eras magníficas para o povo do Egito. Posteriormente foi associado a fênix pelos gregos.


Vaso canopo de um boi identificado com Mnévis (dinastia XXVI) Museu Arqueológico Nacional de Espanha

Mnévis era um boi negro adorado como divindade na cidade de Heliópolis e o seu culto foi instituído na II dinastia, embora seja provável que tenha sido adorado desde tempos pré-dinásticos. Os sacerdotes de Heliópolis escolhiam um boi da região que levavam para o templo, onde este era adorado. Só poderia existir um Mnévis de cada vez. Os movimentos que o animal descrevia eram usados como um oráculo e depois da sua morte, o touro era mumificado, sendo os seus órgãos colocados nos vasos canopos, e sepultado numa necrópole perto de Heliópolis.


Nesta pintura Ammit é o animal meio hipopótomo, meio leão, com a cabeça de crocodilo

Ammit é a personificação da retribuição divina para todos os males realizados em vida. Não é apenas um deus, é a punição para aqueles que não foram aceitos em Amenti (templo aonde as almas dos mortos eram reunidas depois da morte). Ammit devora aqueles que foram julgados como pecadores, que não agiram de maneira correta em vida. O "inferno" para os Egipcios se resumia a Ammit, que destruia suas almas, deixando de existir definitivamente.

Nenhum comentário: